Coordenação do Projeto
Política de contratação de obras e serviçosEscritório Técnico da Universidade (ETU)
Gestão do projeto
Direção do Escritório Técnico da Universidade (ETU) e Divisão de Procedimentos Internos
Unidades envolvidas
Escritório Técnico da Universidade (ETU) Prefeitura Universitária (PU), Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR3) e Escritório Técnico da Universidade (ETU) Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR6)
Objetivo do Projeto
Implantar mecanismos administrativos que assegurem a elaboração prévia de estudos de demanda para subsídio aos projetos de aquisição/construção/reforma/locação de imóveis, e que contemplem as seguintes variáveis mínimas: 1) previsão de demanda; 2) fluxo orçamentário-financeiro capaz de assegurar os projetos do início ao fim; 3) aprovação superior do estudo (Reitor, Conselho Superior ou autoridade delegada); 4) justificativa do não aproveitamento de imóveis, porventura existentes, mas ociosos.
Objetivo estratégico do PDI 2020-2024
Implantar e disseminar a Política de Gestão de Riscos da UFRJ (PGR); Promover o aperfeiçoamento e a avaliação da maturidade da governança institucional, por meio de monitoramento de ações pautadas nos pilares da governança pública; Promover rotinas de sustentabilidade que subsidiem a construção de um Plano de Logística Sustentável (PLS).
Resultados Esperados
Mapeamento dos fluxos dos processos e subprocessos de Contratação de Obras e Serviços; Publicação de normas institucionais que assegurem o cumprimento da política estabelecida; Uniformização das práticas de contratação; Reduzir a ocorrência de construções de edificações sem planejamento financeiro adequado; Reduzir a ocorrência de obras e/ou serviços sem acompanhamento técnico correto; Melhor utilização de recursos existentes; Maior transparência.
Cronograma
Data de Início: janeiro de 2021
Previsão de Término: dezembro de 2023
Orçamento Estimado
R$ 145.906,84
A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) contempla todas as entregas com as respectivas datas.